Festival de pipas

Eu tenho um enorme prazer de esta mostrando um pouquinho dessa beleza que é a Pipa modelo alem de ser uma grande terapia e tambem uma academia é um do melhores lazer que eu curto .
Powered By Blogger

Seguidores

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tipos de pipas

°Suru - pipa que não tem rabiola e também em sua fabricação só utiliza duas taletas (varetas) em forma de cruz e é totalmente encapada.

°Raia - não utiliza rabiola e tem formato de losango.
°Peixinho - semelhante a raia, mas em sua maioria leva rabiola.
°Morcego - pipa sem rabiola, em formato retangular e não é totalmente encapada.
°Pião - pipa grande que precisa de muita rabiola para subir é considerado pião, quando a vareta central da pipa geralmente ultapassa a medida de 60 cm.
°Telequinho (ou Jerequinho no RJ) - pipa pequena que precisa de pouca rabiola para subir.
°Telecão (ou Jereco no RJ) - pipa um pouco maior que o telequinho.
°Maranhão - pipa com rabiola e muita mobilidade.
°Carrapeta - feita com três varetas em tamanhos diferentes, uma central (de maior tamanho) e duas transversais, formando uma espécie de cruz, com espaço entre si, sendo que a inferior é em tamanho mais curto.
°Baratinha ou Charutinha - espécie de pipa com rabiola, possui formato retângular, tem muita agilidade. Surgiu no RJ, na evolução dos modelos de pipas de SP.
°Pipas de Biquinho - modelo muito conhecido dos cariocas, com rabiolas imensas, tem capacidade de chegar muito longe.
°Pipa "Batata" - semelhante a carrapeta, sendo que as varetas transversais não do mesmo tamanho.
°Pipa Modelo - conhecidas pelos seus formatos variados, destacadas não só pelo seu tamanho, que pode ser muito grande, mais também pela beleza. Muito vistas em "Festivais" como são conhecidas as competições desse estilo

3 comentários:

Rodrigo Cesar disse...

Que aula. Maneira as explicações.
Show.
É tanto tipo de pipa. Eu só conhecia o peão, jerequinho, raia e morcego.
Tem muito mais.

Ricardo Albuquerque disse...

Olá Edu. E moro em Fortaleza e aqui temos bastante vento. Há tempos venho procurando informações para fabricar pipas sem rabiolas. Vc pode me fornecer alguma coisa? Valeu!!! Ricardo.

Karla Gigo disse...

Olá Edu, sou estudante de jornalismo em Piracicaba, interior de São Paulo e estou procurando pessoas que curtem soltar pipas, que participam de campeonatos e tal. Você topa me dar uma entrevista? É para uma revista chamada Painel desenvolvida pelos alunos de Jornalismo da Unimep.
Meu e-mail é kmorato@hotmail.com qualque coisa entre em contato!

Obrigada, Karla Gigo